Nesta segunda paragem, o local escolhido foi o Restaurante Grilo, bem perto à igreja de Cedofeita no Porto. Recentemente alvo de obras de remodelação, o espaço não deixou no entanto de ser singelo e um pouco datado; faça o que fizer, evite frequentá-lo às quintas-feiras, uma vez que a sua política de preços económicos, faz com que a cliente deste dia varie entre o caloiro reprimido e o "doutor" trajado alcoolizado, sempre acompanhados com o elevado ruído que caracteriza estes fenómenos académicos.
Para além do espaço de snack bar, pode sempre optar por se recolher na pequena sala de refeições nas traseiras, para uma ambiente mais recatado. O ambiente é apesar de tudo, familiar. Antes de clarificar a minha opinião sobre a francesinha em si, importa já referir um dos maiores defeitos do restaurante: a cerveja servida é Sagres, o que para mim é suficiente para me fazer pensar duas vezes antes de lá voltar novamente... Mas uma vez que desconhecia este mesmo facto, lá pedi a minha francesinha sem ovo e com batata à parte (5 €).
Entre o pedido e a entrega do prato, decorreram 15 minutos, logo nota positiva para o serviço. A dose de batata (de pacote é certo) é generosa. O aspecto mais interessante desta francesinha é a leveza dos seus componentes, que quando agregados ao molho, não a tornam numa daquelas experiências de difícil digestão. De notar que no lugar do bife, somos brindados com febra (o que certamente contribui para o seu baixo preço); linguíça mediana, pão de forma bem dimensionado no que à espessura diz respeito e fresco. Quanto ao molho, apesar de se apresentar pouco espesso, é agradável ao paladar: tomate e um travo adocicado ficam-nos no palato.
Em resumo, uma excelente relação preço-qualidade, tornam este sítio uma meca da designada "francesinha low-cost". Em tempos de crise, o restaurante Grilo merece pois uma visita.
Rating.: 7 (6 porque serve Sagres...)
Restaurante Grilo | como chegar
Rua Sacadura Cabral, 104
4050-529 Porto | t.: 222 052 524
Horário: 2ª a Sábado | das 12H às 15H e das 19H às 24H
web.: restaurantegrilo.com
Uma espécie de crítica gastronómica, dos mais marcantes restaurantes e tascos, onde se pode orgulhosamente trinchar uma Francesinha na cidade do Porto e arredores. Dois amigos à conversa, com o pretexto de comer a dita Little French Girl with batata e possivelmente com alguns finos à mistura! Uma avaliação completamente subjectiva de dois aficionados desta iguaria tipicamente nortenha.
4.08.2011
1.28.2011
Café Aviz - A primeira degustação
Conforme o combinado, demos início a este percurso gostativo, em torno da iguaria da cidade Invicta. Primeira paragem foi o Café Aviz, em pleno centro da agora revitalizada baixa do Porto.
Ambiente descontraído típico de um snack bar/café (com a típica luz fluorescente), onde foi extremamente fácil contornar o protocolo local no que às zonas de refeição diz respeito. A pedido, pode escolher um sítio com vista para o seu jogo de futebol favorito que passe na televisão na hora da refeição. Uma referência para a reduzida dimensão das cadeiras, onde os mais alto podem passar por alguns momento de desconforto.
A escolha é variada, existem diversos tipos de Francesinha disponíveis. Fico-me pela tradicional, Francesinha com batata, por um custo de 7,75 € (nada de exorbitante pelo que é apresentado). Após o pedido, a refeição foi-me disponibilizada 15 min depois, resultando num prato vazio cerca de 20 min mais tarde. Nota positiva no que toca ao tempo de serviço.
Falemos da iguaria em si, conte desde já com um molho picante, com um ligeiro sabor a creme de marisco (uma das muitas variações possíveis do molho), que lhe garante certamente a necessidade de acompanhar o prato com algumas cervejas (que por sinal é Super Bock). A dose de batata, é servida no próprio prato e podia ser mais generosa, embora certamente não vai ficar com fome devido a este facto. O acto de pedir molho extra não é complicado, sendo este disponibilizado rapidamente e à devida temperatura.
Uma última observação aos ingredientes: carne tenra, pão de forma fresco, enchidos e derivados perfeitamente dentro do que se espera num prato destes.
Rating.: 7,5
Café Aviz | como chegar
Rua de Aviz, 27 | Porto
horário: Das 07h às 02h | Encerra ao Domingo
t.: +351 222 004 575
Ambiente descontraído típico de um snack bar/café (com a típica luz fluorescente), onde foi extremamente fácil contornar o protocolo local no que às zonas de refeição diz respeito. A pedido, pode escolher um sítio com vista para o seu jogo de futebol favorito que passe na televisão na hora da refeição. Uma referência para a reduzida dimensão das cadeiras, onde os mais alto podem passar por alguns momento de desconforto.
A escolha é variada, existem diversos tipos de Francesinha disponíveis. Fico-me pela tradicional, Francesinha com batata, por um custo de 7,75 € (nada de exorbitante pelo que é apresentado). Após o pedido, a refeição foi-me disponibilizada 15 min depois, resultando num prato vazio cerca de 20 min mais tarde. Nota positiva no que toca ao tempo de serviço.
Falemos da iguaria em si, conte desde já com um molho picante, com um ligeiro sabor a creme de marisco (uma das muitas variações possíveis do molho), que lhe garante certamente a necessidade de acompanhar o prato com algumas cervejas (que por sinal é Super Bock). A dose de batata, é servida no próprio prato e podia ser mais generosa, embora certamente não vai ficar com fome devido a este facto. O acto de pedir molho extra não é complicado, sendo este disponibilizado rapidamente e à devida temperatura.
Uma última observação aos ingredientes: carne tenra, pão de forma fresco, enchidos e derivados perfeitamente dentro do que se espera num prato destes.
Rating.: 7,5
Café Aviz | como chegar
Rua de Aviz, 27 | Porto
horário: Das 07h às 02h | Encerra ao Domingo
t.: +351 222 004 575
Ainda o Café Aviz
Rating: 7,5
Tempo de confecção:15min
Uma francesinha bastante boa, não a melhor que já comi mas ainda assim melhor que a maioria. Os condimentos são bastante bons (o pão é duro q.b e o bife é tenro q.b), o molho é encorpado como deve ser um bom molho e picante. Ao sermos confrontados com a francesinha parece que é algo pequena mas afinal é suficiente para saciar a gula e espicaçar a barriga.
O ambiente é normal de um restaurante/snack-bar no centro do Porto: com bastante luz e alguns clientes podemos desfrutar sem grande transtorno a francesinha acompanhada obviamente por umas cervejas super-bock.
O preço da mesma é ligeiramente acima da média mas nada de exorbitante, cerca de 8€.
Dicas: Visto que prato da francesinha é relativamente pequeno é boa ideia pedir a batata à parte.
MD.
Tempo de confecção:15min
Uma francesinha bastante boa, não a melhor que já comi mas ainda assim melhor que a maioria. Os condimentos são bastante bons (o pão é duro q.b e o bife é tenro q.b), o molho é encorpado como deve ser um bom molho e picante. Ao sermos confrontados com a francesinha parece que é algo pequena mas afinal é suficiente para saciar a gula e espicaçar a barriga.
O ambiente é normal de um restaurante/snack-bar no centro do Porto: com bastante luz e alguns clientes podemos desfrutar sem grande transtorno a francesinha acompanhada obviamente por umas cervejas super-bock.
O preço da mesma é ligeiramente acima da média mas nada de exorbitante, cerca de 8€.
Dicas: Visto que prato da francesinha é relativamente pequeno é boa ideia pedir a batata à parte.
MD.
Subscrever:
Mensagens (Atom)